quarta-feira, 30 de maio de 2012

Termologia, Termometria e Dilatação


Termometria e Dilatação
Exercícios de aprofundamento CIC 29 de Maio de 2012


1. Um turista, ao descer no aeroporto de Nova Iorque, viu um termômetro marcando 68ºF. Fazendo algumas contas, esse turista verificou que essa temperatura era igual à de São Paulo, quando embarcara. A temperatura de São Paulo, no momento de seu embarque, era de?









2. A temperatura da cidade de Curitiba, em um certo dia, sofreu uma variação de 15ºC. Na escala Fahrenheit, essa variação corresponde a?










3. Em um termômetro de líquido, a propriedade termométrica é o comprimento y da coluna de líquido. O esquema a seguir representa a relação entre os valores de y em cm e a temperatura t em graus Celsius.




Para esse termômetro, qual a temperatura t na escala Celsius quando y assumir o valor de 20º?






4. O serviço meteorológico informou que, em determinado dia, a temperatura mínima na cidade de São Paulo foi de 10ºC e a máxima foi de 25ºC. Determine a variação de temperatura ocorrida entre esses dois registros, medida nas escalas Celsius e Fahrenheit.









5. Um turista brasileiro trouxe dos Estados Unidos um termômetro clínico de cristal líquido – uma fita plástica onde existem pequenos retângulos que se tornam coloridos quando a fita é colocada na testa do paciente. Embora graduado nas escalas Celsius e Fahrenheit, a maioria dos valores não se correspondem. Veja a figura.

Determine a temperatura dessa fita, em graus Celsius, correspondente ao valor de 95ºF.







    6. Os trilhos de trem, normalmente de 20 m de comprimento, são colocados de modo a manter entre duas pontas consecutivas uma pequena folga chamada junta de dilatação. Isso evita que eles se espremam, sofrendo deformações devido à ação do calor nos dias quentes.






7. Considere que uma variação de temperatura da noite para o meio-dia possa chegar a (aproximadamente) 25 °C, fazendo-os dilatar cerca de 5 m. Neste caso, qual o valor do coeficiente de dilatação linear do material de que é feito o trilho?








    8. À temperatura de 15 °C, encontramos uma chapa de cobre com superfície de área 100,0 cm2. Que área terá essa superfície se a chapa for aquecida até 515 °C?
Dado: Coeficiente de dilatação superficial do cobre = 3,2 · 10–5 °C–1.








    9. Com relação ao fenômeno da dilatação térmica dos sólidos, assinale (V) para o que for verdadeiro e (F) para o que for falso.
( ) Toda dilatação, em verdade, ocorre apenas em uma das três dimensões: largura, comprimento ou altura.
( ) Quando um corpo que contém um orifício dilata, as dimensões do orifício dilatam também.
( ) Os coeficientes de dilatação linear, superficial e volumétrica, em corpos homogêneos e isótropos, guardam a proporção
( ) A variação das dimensões de um corpo independe do coeficiente de dilatação e da variação de temperatura sofrida.
( ) Os coeficientes de dilatação não possuem unidades (são adimensionais).



"Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário