Fortaleza 11 de Agosto de 2012
“...50% de vagas na federal para alunos da escola pública ...”
Essa é a nova REGRA IMPOSTA por políticos aos vestibulares de TODAS as Universidades Federais e Escolas Técnicas Federais.
Vale lembrar que este ano é de ELEIÇÕES e medidas deste porte fazem os POPULACIONISTAS ganharem votos !!!
Agora analisemos a ideia...
Como os governos NÃO investem em educação de qualidade, a educação pública leva desvantagem clara na disputa de vestibulares de quaisquer naturezas. O CORRETO seria aprimorar a educação pública para que os alunos obtivessem melhor resultados.
Mas isso seria o ÓBVIO e o ÓBVIO NÃO TRÁZ VOTOS !!!
Obviamente os políticos não irão fazer isso e preferem colocar alunos, por vezes menos qualificados, dentro das faculdades e universidades.
Sabe o que isso significa ?! Que muitos alunos que vão entrar, não concluirão os cursos escolhidos.
Sabe o que isso significa ?! Que vagas ociosas poderiam estar sendo mais bem aproveitadas e com um detalhe, mesmo as vagas ociosas geram custos a instituição de ensino, logo nossos altos impostos vão literalmente para o ralo.
Não quero menosprezar ou diminuir os alunos de instituições públicas, mas não se iludam com essa apelação política clássica em anos eleitorais. Se a educação das escolas públicas fossem boas, seus alunos chegariam em igualdade de condições na disputa dos vestibulares e essas “coisas” de COTAS seriam apenas para comprar uma lembrancinha para os professores !!!
Uma educação de qualidade não começa na universidade, começa na alfabetização. Reflita e veja que essa imposição política é nociva a educação brasileira e que a médio ou longo prazo será desastroso.
Diga não ao sistema de cota, diga não a politicagem na educação...
Rogério Fatori dos Santos
Ainda PROFESSOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário